Feira dos Vinte

Aluna da EB de Caxinas, Joana Moreira, premiada no Concurso das Colheres de Pau da Feira dos Vinte
A Feira dos Vinte tem raízes medievais, ocorrendo nas feiras francas que se realizavam na nossa cidade, no dia 20 de janeiro, daí ser conhecida pela Feira dos Vinte. A data, por ser próxima do Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, tornou-se local de encontros e de procura de namorado/a.
Mais tarde surgiu a tradição das colheres de pau, oferecidas pelos rapazes às raparigas, na Feira dos Vinte, que passou a realizar-se, com o fim das feiras francas, na sexta-feira, dia da feira semanal, mais próxima do dia 20 de janeiro.
Com o objetivo de manter viva a tradição da antiga Feira dos Vinte, a Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a promover, desde o início da década de 80, o concurso das Colheres de Pau da Feira dos Vinte, distinguindo as melhores colheres elaboradas pelos alunos e pelos utentes de instituições particulares de solidariedade social.
Este ano, a cerimónia de entrega de prémios aos alunos premiados no Concurso / Exposição de Colheres de Pau, integrada no programa da tradicional da Feira Grande de Janeiro – 2022, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo a aluna Joana Moreira, da turma C2-1, recebido um prémio que muito nos orgulha.
Parabéns à Joana pela sua magnífica Colher de Pau, decorada e transformada numa verdadeira obra de arte!