Dia da Escola no Mar

publicado em 17 de Fevereiro de 2020

A Escola Básica de Caxinas é uma Escola Azul e estamos a envolver, ativamente, a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Integramos a comunidade local nas nossas ações e interagimos com os parceiros da rede Escola Azul.  

Uma Escola Azul incentiva os seus alunos a terem uma maior consciência em relação ao oceano, estimulando-os a criar laços afetivos com o mar e a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efectivas, que sirvam de impulso à construção de uma sociedade mais azul. É isso que estamos a fazer!

Uma Escola Azul promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos, bem como uma visão integrada e holística do oceano. Cruza diferentes áreas do saber, numa aprendizagem transversal, inovadora e criativa. É assim que trabalhamos!

O dia 19 de fevereiro será um dia muito importante para nós pois é o reconhecimento da nossa escola com a distinção Escola Azul, simbolizada pela entrega de uma bandeira.

Dia Internacional do Livro Oferecido

publicado em 14 de Fevereiro de 2020

No dia 14 de fevereiro, a sala 1 deslocou-se às bibliotecas de E B 2,3 Frei João, de Vila do conde e à Escola Secundária José Régio, para oferecer e receber livros. Esta atividade foi sugerida pela professora bibliotecária da E.B. de Caxinas, que também cedeu os livros para as ofertas.

Todos Juntos a Ler

publicado em 13 de Fevereiro de 2020

Os alunos da sala 1 do pré-escolar ouviram a história "Um crocodilo ternurento que só visto", contada pela turma C4-4, no âmbito da atividade "Juntos Vamos Ler". Foi um momento muito animado e bastante gratificante para todos os alunos.

Jardim das Aromáticas

publicado em 07 de Fevereiro de 2020

Sala 1 do JI construiu um jardim de ervas aromática, no contexto do projeto “Microdemocracia, o que podemos fazer?”

As crianças aprenderam a distinguir semear de plantar, memorizaram palavras novas, que identificam as plantas trabalhadas, perceberam a importância da água, da luz e do calor, para o desenvolvimento das plantas.

 

O Monstro das Cores

publicado em 05 de Fevereiro de 2020

A sala 1 do JI apresentou a história “O monstro das cores”  à sala 2 e 3 do JI.

Foi um momento de partilha, que muito agradou a todos. 

Experiência "O Tornado"

publicado em 04 de Fevereiro de 2020

No Conhecimento do mundo, a turma 1 do J.I. fez um tornado dentro de um frasco.

Foi um momento de magia para todos.

A Mosca Fosca

publicado em 13 de Janeiro de 2020

O livro “A mosca fosca” foi a obra de eleição do grupo JC1 .

Esta obra foi trabalhada de forma transversal, abrangendo todas as áreas de desenvolvimento: Formação Pessoal e Social, Comunicação e Expressão e Conhecimento do Mundo.

Concurso Nacional de Leitura

publicado em 22 de Janeiro de 2020

Está a decorrer a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O objetivo deste Concurso é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Esta iniciativa tem como destinatários alunos do ensino básico e secundário. Os alunos do 4º ano da Escola Básica de Caxinas já participaram na Fase Escolar / Municipal com a realização da prova na nossa Escola. Este foi o 1.º momento, da responsabilidade da escola/agrupamento.

O 2.º momento irá decorrer em breve e consta da realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

A Fase Intermunicipal irá congregar os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Finalmente irá decorrer a Fase Nacional, que contará com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.

Damos os parabéns a todos os alunos da nossa Escola que participaram nesta Edição do Concurso Nacional de Leitura, em especial ao Henrique Rajão Soares, que foi seleccionado para participar no 2º momento – Fase Municipal.

Redes Fantasma

publicado em 22 de Janeiro de 2020

Ainda no âmbito do Projeto NetTag, apoiado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), os nossos alunos fizeram um jogo lúdico-pedagógico, para perceber o que são as redes fantasma e que iniciativas poderão promover para ajudar a resolver este problema.

Palestra: “Nem tudo o que vem à rede é peixe! O lixo marinho e as redes fantasma”

publicado em 21 de Janeiro de 2020

O Projeto NetTag, apoiado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) está a decorrer na Escola Básica de Caxinas.

Neste âmbito, estão a ser dinamizadas várias ações com todos os alunos do 1º ciclo, no sentido de promover um aumento da sua consciencialização acerca do lixo marinho e a problemática da poluição dos oceanos, fomentando assim a sua Literacia do Oceano e reforçando o empenhamento das novas e atuais gerações de pescadores na adoção de melhores práticas.

O sucesso destas acções, que iniciaram com palestras sobre o tema “Nem tudo o que vem à rede é peixe! O lixo marinho e as redes fantasma”, contribuirão para a formação de cidadãos mais responsáveis que tenham o poder de tomar decisões informadas sobre este assunto.

Escola no Mar

publicado em 15 de Janeiro de 2020

No seguimento, do projeto "Escola no Mar", os alunos do 4º ano fizeram alguns registos de novas aprendizagens, resultando em trabalhos simples, mas feitos com dedicação.

Escola no Mar - Vela

publicado em 14 de Janeiro de 2020

Os nossos alunos do 4º ano começaram o ano de 2020 em grande!

Foi retomado o nosso projeto "Escola no Mar", com aulas muito motivadoras, mostrando que o frio não os impediu de aprender e trabalhar temáticas alusivas ao nosso  mar e ao desporto que têm vindo a praticar, a vela.

Quando o tempo não foi favorável, o barco também esteve na sala de aula e os alunos relembraram o vocabulário relativo a esta modalidade. Trabalharam, novamente, os pontos cardeais, abordando a amplitude e as frações, para perceberam de onde vinha o vento. Utilizaram material adequado para o experienciar, fazendo a analogia da amplitude com os pontos cardeais. Praticaram, ainda, a entrada correta no barco à vela individual e a utilização acertada do leme.


Foram, sem dúvida, aulas muito produtivas, que contribuiram para  a aprendizagem de diversos conteúdos, de uma forma abrangente e interdisciplinar!

Janeiras Pré- Escolar

publicado em 08 de Janeiro de 2020

Os alunos do pré-escolar, sala 1, cantaram as janeiras pelas ruas de Caxinas e aqueceram o coração da nossa comunidade,com belas melodias e sorrisos encantadores.


Desejam a todos um excelente ano de 2020!

Janeiras Pré- Escolar

publicado em 06 de Janeiro de 2020

Atividade realizada pelo grupo do pré-escolar JC2, integrada nas Saídas ao Meio, tendo sido promovida a aprendizagem em contextos diversificados e o desenvolvimento do espírito crítico e de observação.

Uma vez que a atividade se desenrolou no mês de janeiro, aproveitámos para cantar as janeiras junto das famílias, revivendo assim as tradições locais.

Festa de Natal

publicado em 17 de Dezembro de 2019

Os alunos da nossa escola abrilhantaram a festa de Natal com a apresentação de músicas, danças e dramatizações. Foi uma manhã muito animada, onde se viveu um verdadeiro espírito de Natal.

Motricidade Fina

publicado em 13 de Dezembro de 2019

O grupo JC 1 desenvolveram uma atividade de motricidade fina. Nela as crianças puderam expor alguns conhecimentos adquiridos ao longo do 1º período, nomeadamente:

- Saber estar e ser.

-Escolher os alimentos saudáveis que querem no prato.

-Expressão plástica, com a modelagem e o sentido estético.

"A Cinderela e a Ceia de Natal"

publicado em 13 de Dezembro de 2019

Os Encarregados de Educação da turma C3-1 organizaram uma atividade cultural e muito animada "A Cinderela e a Ceia de Natal" para os alunos da turma, no Cine Teatro Garret, na Póvoa de Varzim. 

"Experiência" de PEP BOU

publicado em 11 de Dezembro de 2019

Os alunos da turma C3-1 da EB de Caxinas assistiram ao espetáculo "Experiências" de PEP BOU, um momento com muita magia e diversão, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Viveram essa experiência com muito entusiasmo e agradecem a colaboração dos Encarregados de Educação.

Feira do Livro

publicado em 06 de Dezembro de 2019

A turma C3-1 visitou a Feira do Livro da EB de Caxinas, no âmbito da atividade "Café com Letras", sendo presenteada por um delicioso bolo oferecido por "Decoração de Bolos Sónia Oliveira".  Foi um momendo de leituras e confraternização. 


MiniRégio Tour Clube Desportivo José Régio

publicado em 06 de Dezembro de 2019

O Minibasquete está a fazer um Tour pelas Escolas de Vila do Conde, para divulgar a modalidade.

É uma semana totalmente dedicada ao Minibasquete e o MINIRÉGIO tem andado pelas escolas EB1 da cidade de Vila do Conde.

Em conjunto com treinadores e monitores do MINIRÉGIO, os alunos da Escola Básica de Caxinas experimentaram a modalidade de Basquetebol e divertiram-se durante a tarde fazendo do Basquetebol uma realidade nas escolas em Vila do Conde.

Feira do Livro Pré-Escolar

publicado em 06 de Dezembro de 2019

No âmbito da Feira do Livro e em articulação Escola/Família - A Família vem Ler à  Biblioteca - Partilha de história e atividades, as crianças da  sala dois do jardim de infância  tiveram  a oportunidade de ouvir a história "Jonas",  contada por uma mãe, onde  existiu  um ambiente acolhedor e promotor da leitura.

De seguida, as crianças apresentaram um pequeno teatro "O Capuchinho Vermelho" que trabalharam ao longo do tempo e que faz parte da  Agenda da Rotina Semanal, onde as crianças têm oportunidade de realizar atividades de Teatro/Dança/Musica, semanalmente.

Encontro com a ilustradora Alexandra Gonçalves

publicado em 06 de Dezembro de 2019

No dia 6 de dezembro, algumas turmas tiveram oportunidade de conhecer a ilustradora Alexandra Gonçalves que, com muito entusiasmo, mostrou um pouco do seu trabalho e partilhou, com as nossas crianças, técnicas simples para ilustrar, recorrendo à utilização de figuras geométricas. 

Foi, com toda a certeza, um momento marcante e enriquecedor!

Cinema

publicado em 05 de Dezembro de 2019

No âmbito do Serviço Educativo do Teatro MunicipaL de Vila do Conde, alguns alunos dos 3º e 4º anos assistiram ao filme "Toy Story 4", que fez uma programação de Natal e convidou as escolas do concelho.

A nossa escola aceitou o convite e passou um belo momento de animação, lembrando a magia da época e os valores tão importantes, como a união e a amizade, patentes no filme visualizado. 

No final, viram o Pai Natal e tiraram uma fotografia divertida. 

Natal no Parque João Paulo II

publicado em 03 de Dezembro de 2019

A iniciativa “Natal no Parque” João Paulo II arrancou com a decoração de árvores de Natal por crianças, jovens e idosos de Escolas, Jardins de Infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social de Vila do Conde.

A Escola Básica de Caxinas participou decorando 2 árvores.

Num passeio pelo Parque, aproveite para apreciar as árvores de Natal decoradas.

Festa de Abertura do Natal, em Vila do Conde

publicado em 01 de Dezembro de 2019

No domingo, dia 1 de dezembro, crianças, alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e a coordenadora da Escola Básica de Caxinas participaram na Festa de Abertura do Natal, em Vila do Conde, fazendo parte integrante do Coro de Natal.

A Festa começou com uma Parada de Natal, sob o tema “Luz”, que saiu do Teatro Municipal, pelas 17h30 e percorreu as artérias do centro da cidade, até à Praça da República, local onde atuou um grande Coro de Natal, constituído por centenas de pessoas de diversas Associações e Escolas do concelho.

Não faltou, neste fim de tarde, a neve nem o Pai Natal, descendo em slide a partir do Mosteiro de Santa Clara, havendo lugar para uma sessão de fogo-de-artifício e vários outros momentos, que marcaram a transformação de Vila do Conde numa Vila Natal.

A Escola Básica de Caxinas deseja um Feliz Natal a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde.

ROAD SHOW – Vamos Comunicar em Segurança!

publicado em 27 de Novembro de 2019

O Road Show Vamos Comunicar em Segurança é uma iniciativa promovida pela Fundação Altice, em parceria com a PSP e a MEO. O Road Show está a percorrer todos os distritos de território continental e, no dia 27 de novembro, esteve na Escola Básica de Caxinas.

A atividade foi dirigida aos 106 alunos das cinco turmas do 3º ano de escolaridade e teve como principal objetivo promover a utilização saudável e correta das Tecnologias de Informação e Comunicação, através de uma ação lúdica de sensibilização.

Fica aqui o nosso agradecimento à Maria João e ao João Pedro, da Fundação Altice, assim como aos agentes da Escola Segura (PSP), que proporcionaram aos nossos alunos momentos únicos de diversão e aprendizagem.

Feira do Livro

publicado em 27 de Novembro de 2019

Está a decorrer, até ao dia 5 de dezembro de 2019,  a Feira do Livro da nossa escola. Os alunos convidaram as famílias, para contar uma história e presentearam-nas com pequenas demonstrações, desde música a recitação de poesias.

A feira está aberta a toda a comunidade escolar. Apareçam!

Escola no Mar

publicado em 26 de Novembro de 2019

Os alunos do 4º ano, da EB de Caxinas, continuam a vivenciar momentos únicos na "Escola no Mar", praticando a modalidade de vela.Têm aprendido muitas noções, enriquecendo o seu conhecimento, nas diversas áreas do currículo.

Na aula de hoje, para além de serem abordadas diversas temáticas das áreas de português (sinónimos; significado de novo vocabulário; interpretação de instruções, para montagem do leme), matemática (retas paralelas e perpendiculares; ângulos) e estudo do meio (pontos cardeais; rosa dos ventos; regras de segurança no mar), cada aluno  já foi para o mar, num barco à vela individual. 

Foi, sem dúvida, um dia inesquecível para todos eles! 

O PETER PAN NO GELO

publicado em 25 de Novembro de 2019

No dia 25 de novembro as crianças dos 3 grupos do pré-escolar e a turma C3-2 assistiram ao espectáculo “O Peter Pan no gelo”, no Mar Shopping de Matosinhos.

MARTA MELRO E ANTÓNIO CAMELIER PROTAGONIZAM “O PETER PAN NO GELO”, NO MAR SHOPPING MATOSINHOS. Foi uma manhã fantástica, em que conheceram dois irmãos traquinas: uma irmã que nunca acaba as histórias e um menino que não sai da janela sem ouvir o final da aventura...

Assistiram a uma história repleta de mistério, sonho e um pouco de pó mágico, em que o Peter Pan e a Fada Sininho os guiaram numa aventura pela Terra do Nunca. 

Entre lutas de piratas, mudanças repentinas e uma grande história de amor, O Peter Pan no Gelo surpreendeu e levou pequenos e graúdos a acreditar no poder do amor e da amizade.

 

Todos viajaram pela sua imaginação, onde cada um encontrou a sua Terra do Nunca e onde ACREDITAR é a palavra de ordem!

A Escola Básica de Caxinas participa no Natal no Parque

publicado em 25 de Novembro de 2019

Com o objetivo de proporcionar momentos de animação, participação e envolvimento da comunidade, durante a época natalícia, a Câmara Municipal de Vila do Conde, à semelhança de anos anteriores, vai promover o Natal no Parque, a decorrer no Parque Urbano João Paulo II e Centro de Atividades, entre os dias 3 de dezembro e 6 de janeiro.

A Escola Básica de Caxinas irá participar com dois momentos de animação, conforme consta do programa:

  • Dia 7 de dezembro, 17h15 - Mostra Coreográfica do Grupo de Hip-Hop

  • Dia 8 de dezembro, 15h30 - Demonstração Yoga Kids

Convidamos todos a assistir a estas magníficas apresentações.

Campanha do Carapau - DOCAPESCA

publicado em 22 de Novembro de 2019

No dia 22 de novembro realizou-se mais uma importante iniciativa da Junta de Freguesia de Vila do Conde, que contou com a articulação da nossa Escola e da Docapesca.

Tratou-se de uma interessante sessão, realizada na Escola Básica de Caxinas, enquadrada na Campanha do Carapau, organizada pela DOCAPESCA, que incluiu uma palestra; a visita do atleta Fernando Pimenta, campeão mundial canoagem (2017) e uma degustação de peixe, para os 90 alunos do 4º ano.

Carla Fernandes Tabaio, do Departamento de Marketing da Docapesca, abordou os seguintes temas:
- Circuito do pescado (como vai o peixe do mar ao prato);
- Sustentabilidade;
- Pescado e Saúde (espécies ricas em ómega-3, como o carapau e a cavala e os seus benefícios para a saúde);

Posteriormente, o atleta Fernando Pimenta deu o seu testemunho, fazendo a associação da prática desportiva de alta competição a uma dieta com pescado.
Esta excelente iniciativa terminou com uma degustação de pizas de carapau, confecionadas pela Chefe Patrícia Borges, que cruzou o carapau com algo apelativo para os mais jovens. Experimentaram os 90 alunos envolvidos na sessão.

Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos

publicado em 15 de Novembro de 2019

A nossa escola começou a semana com a visita do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação ambiental), para sensibilizar os nossos alunos para a proteção dos nossos oceanos, mostrando como ocorre a sua acidificação. Foi notório o grande interesse de todos pela temática abordada,  tendo oportunidade de fazer experiências de extrema importância.

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

publicado em 15 de Novembro de 2019

"A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República, em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada, também, a 15 de novembro.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria."

https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-da-lingua-gestual-portuguesa/

No âmbito da comemoração deste dia tão importante para todos nós, os alunos do pré-escolar e do 1º ano participaram numa sessão de sensibilização, com o objetivo de promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas. 

Esta atividade foi dinamizada pela professora Ângela e pelo terapeuta da fala, Rui Loureiro, tendo sido um momento bastante gratificante para os alunos.

O Magusto na nossa escola...

publicado em 11 de Novembro de 2019

No dia 11 de novembro, os alunos da EB de Caxinas comemoraram o Magusto, com a degustação de castanhas e a animação da Escola de Música de Vila do Conde.

Agradecemos a colaboração da Associação de Pais, que contribuiu para que esta manhã fosse tão divertida para todas as nossas crianças.

Dia dos Oceanos - Limpeza da Praia

publicado em 18 de Outubro de 2019

No mês de outubro, os alunos das turmas C3-2, C3-3, C3-4 e C3-5, da nossa escola, uniram esforços e participaram na limpeza da praia, no âmbito da comemoração do Dia dos Oceanos. Refletiram sobre a problemática da plouição e procederam a um registo, com trabalhos alusivos, criando uma pequena exposição. Desta forma, deram o seu contributo para tornar o mundo um pouco melhor! Bom trabalho!

A Preparar o Magusto...

publicado em 08 de Novembro de 2019

Os alunos do 1º Ciclo da EB de Caxinas prepararm, com muito entusiasmo, a festa do Magusto, com canções alusivas ao dia e elaboração de cartuchos  e sacos para os meninos, colocarem as castanhas. Estes trabalhos foram feitos a pensar no ambiente, pois alguns poderão ser utilizados, posteriormente, para trazer o lanche.

Preparação do Magusto

publicado em 05 de Novembro de 2019

Os alunos do pré-escolar da EB de Caxinas já se encontram a preparar o Magusto, com as cestas e a "Maria Castanha".

Dia da Escola

publicado em 04 de Novembro de 2019

A nossa escola comemora mais um aniverário...

Parabéns pelos 41 anos de vida!


A data de celebração é a de 4 de novembro de 1978, momento em que foi construído o P3.

Tradição Pão por Deus

publicado em 31 de Outubro de 2019

A Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos da Escola EB de Caxinas propôs a realização da atividade "Pão por Deus", com o intuito de reavivar uma tradição tão antiga quanto especial.

Nesse sentido, estava planeado os alunos percorrerem as ruas de Caxinas, com o objetivo de pedir alimentos para oferecer a uma instituição. Como o tempo não foi nosso amigo e esteve um dia de muita chuva, houve necessidade de se alterar a atividade. As nossas famílias foram muito generosas e as crianças trouxeram para a escola muitos produtos alimentares, que foram colocados em cabazes, preparados nas salas de aula, para serem entregues à Associação Portuguesa de Paramiloidose.`

Um enorme agradecimento à Associação de Pais, pela iniciativa tão enriquecedora e a todas as famílias que contribuíram, pois sem elas não seria possível ajudar quem precisa! 

Escola no Mar

publicado em 22 de Outubro de 2019

Duas manhãs por mês, os alunos do 4º ano, da EB de Caxinas, trocam a sala de aula habitual por outra, situada apenas a 20 metros do mar.Arrancou, em outubro, a nova condição de proximidade com o ambiente marinho e as gentes que por lá andam. Será o início de uma grande viagem, onde os nossos alunos partirão à descoberta de novos saberes, que lhes elevará o olhar para lá do horizonte. Todos juntos vão: aprender a: velejar; conhecer, entender e respeitar o mar; conversar com as gentes que vivem no mar e para o mar; perceber a importância do meio marinho e compreender a relevância da sua preservação; contactar com as profissões ligadas ao mar; viver um sem número de experiências, com o mar sempre a seu lado...

Dia das Bruxas

publicado em 31 de Outubro de 2019

No dia das Bruxas, os alunos do pré-escolar da EB de Caxinas fizeram a experiência "O Sangue do Diabo".

Exposição Dia Nacional dos Castelos 2019

publicado em 07 de Outubro de 2019

O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984, tendo sido estabelecido o primeiro sábado de outubro como a data de comemoração. Desde essa altura, com poucas interrupções, esta data tem vindo a ser comemorada em vários locais do país. Em 2003, a data foi fixada no dia 7 de outubro. O objetivo para o futuro será a implementação de comemorações a nível nacional, promovendo em todo o país ações que visem a reflexão sobre o nosso património fortificado.

Na nossa escola, as turmas C3-1, C3-3, C3-4 e pré-escolar juntaram-se a esta comemoração, elaborando trabalhos bastante criativos.

Dia Mundial da Música

publicado em 01 de Outubro de 2019

No dia 1 de outubro de 2019, a EB de Caxinas comemorou o Dia Mundial da Música, com a presença dos alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde. 

Caxinas

publicado em 24 de Outubro de 2019

Caxinas