Dia Mundial da Alimentação C4-3

publicado em 15 de Outubro de 2021

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a turma C4-3 realizou várias atividades durante a semana, entre elas o semáforo dos alimentos, o puzzle da pirâmide alimentar e a ilustração de um desenho do pintor Giuseppe Arcimboldo. Este pintor italiano pintava rostos com alimentos e flores.

Foi uma semana de consciencialização para a importância de ter uma alimentação saudável!

Notícia no JVC

publicado em 14 de Outubro de 2021

Notícia no Jornal local


Fomos notícia no Jornal de Vila do Conde, JVC, edição do dia 14 de outubro de 2021!

É um privilégio continuarmos a ser uma Escola aberta à Comunidade, às Instituições, às Associações!

O nosso agradecimento, mais uma vez, ao grupo do 2º ano da Escola por ter organizado esta comemoração, ao Conservatório de Música de Vila do Conde, pela oportunidade que nos deu e ao Jornal de Vila do Conde, por ter divulgado esta excelente iniciativa.

A coordenadora da Escola, Carla Lima

Dia Mundial do Animal

publicado em 11 de Outubro de 2021

O Dia do animal foi comemorado em articulação: as três salas do pré-escolar e as três turmas do 1º ano. Devido às normas do plano de contingência, as turmas foram divididas por dois dias, para que o distanciamento dos grupos fosse respeitado. Para esta atividade foi convidada a Clínica veterinária “Ani-mar”, que muito simpaticamente aceitou este convite e se fez representar, na pessoa do médico veterinário Dr. Miguel. Depois de uma breve abordagem sobre o que é e o que faz o médico veterinário, o Dr. Miguel interagiu com os grupos e estes foram participando nos temas abordados: animais e cuidados a ter com eles. Depois de alguma troca de ideias, as crianças puderam participar/observar, numa intervenção médica (curativo numa pata) num animal (cão), que foi trazido por um elemento de um grupo. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos. Para agradecer este momento à clínica, todos os grupos trabalharam os direitos dos animais e ilustraram sacos de papel com desenhos, pinturas e colagens.

Quem sou eu?

publicado em 04 de Outubro de 2021

Trabalho elaborado pela turma C1-3

Árvores Musicais - C4-3

publicado em 01 de Outubro de 2021

Aliando o Outono à comemoração do Dia Mundial da Música, os alunos da turma C4-3 criaram árvores musicais. 

A criatividade e a expressividade estiveram de mãos dadas neste dia tão especial.

Dia Mundial da Música

publicado em 01 de Outubro de 2021

O Dia Mundial da Música - 1 de outubro - foi comemorado em parceria com o Conservatório de Música de Vila do Conde. 

Para assinalar esta data, sete alunos do ensino articulado proporcionaram a todas as turmas da nossa escola a audição de instrumentos de sopro e cordas. 

Revelou-se um momento musical de partilha e convívio muito agradável e produtivo, onde se ouviram sons melodiosos e partituras clássicas de enorme beleza. 

O Bichinho da Música deu-nos informações importantes sobre variados instrumentos musicais e suas características. 

No final, prometemos ir conhecer a escola dos músicos.

Gostámos tanto que, no próximo ano, está prometido voltarmos a repetir este belo momento musical.

Dia Mundial da Música

publicado em 01 de Outubro de 2021

Para comemorar o Dia Mundial da Música, os meninos das salas 1 e 2 do Jardim de Infância presentearam os alunos do 1º ciclo com a canção "As folhinhas do Outono", acompanhada com vários instrumentos musicais. 

Foi uma bela surpresa neste dia tão especial!

Parabéns aos pequeninos!

Escola

publicado em 20 de Setembro de 2021

Acróstico realizado, em grande grupo, pela turma C3-3, que culminou num trabalho individual de ilustração. 



É   bom estar na escola,

empre todos juntos a aprender!

omeçou um novo ano,

lá a todos vamos dizer.

er, escrever, contar e descobrir,

ssim nos vamos divertir!

MENSAGEM DA COORDENADORA DA EB DE CAXINAS

publicado em 17 de Setembro de 2021

Mensagem da Coordenadora da Escola, Carla Lima

 

Neste início de novo ano letivo, desejo a toda a comunidade educativa, nomeadamente às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1º ciclo, a todos os pais e encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, os maiores êxitos.

Quero assegurar-vos que, apesar da mudança na direção do Agrupamento, agora com uma nova equipa da CAP, liderada pelo professor Miguel Cubo, continuamos empenhados na construção de uma escola democrática, justa e solidária e queremos consolidar o envolvimento dos seus agentes educativos no processo de ensino e aprendizagem, no sentido de avançar na procura de melhores recursos/metodologias de aprendizagem e alternativas à educação e ao ensino de todos.

Na Escola de Caxinas contamos com uma equipa de profissionais empenhados, que dedicam ao nosso estabelecimento de educação todo o seu entusiasmo e profissionalismo e estamos muito felizes com o novo equipamento lúdico no recinto escolar, assim como a marcação nos campos de jogos, que há muito tempo aguardávamos.

Contem com a minha total entrega para desenvolver convosco, pais, encarregados de educação, parceiros/colaboradores, equipa docente e não docente, um clima de colaboração, abertura e confiança que promova uma cultura de escola capaz de impulsionar a compreensão, o respeito dos princípios democráticos de convivência, a interação construtiva e cultivar atitudes solidárias e tolerantes entre toda a comunidade educativa.

Desejo a todos um ano letivo 2021/2022 cheio de trabalho, alegria e bons resultados.

A coordenadora, Carla Lima

MENSAGEM DA COORDENADORA DA ESCOLA

publicado em 14 de Julho de 2021

MENSAGEM DA COORDENADORA DA ESCOLA

Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar. Esta é a dinâmica da vida e, nesta imensa luta diária, vamos vivendo e aprendendo a cada dia uns com os outros.
E é por este aprender diário que venho, por meio desta mensagem, agradecer a toda a comunidade educativa (crianças, alunos, pessoal docente e assistentes operacionais, direção, técnicos e pais/E. Educação) pela contribuição dada no sucesso desta Escola.

A cada ano mudamos um pouco, evoluímos, tendo a certeza de que a vida e o mundo serão melhores.  A todos e especialmente às crianças e aos alunos, que são a razão do nosso trabalho, na busca constante da informação e da formação, muito obrigada por fazerem parte desta grande família.

O objetivo maior do nosso trabalho sempre esteve voltado para a formação das gerações, das que aqui passaram e das que em breve virão, criando um ambiente favorável ao seu bem-estar e ao seu desenvolvimento pessoal e social, tendo como retorno indivíduos ativos, comprometidos com a transformação do meio em que vivem.

A todos os que se dispuseram, apoiaram e colaboraram empenhadamente na construção deste projeto educativo, os meus agradecimentos.

Votos de umas boas férias a todos.                     

 

A coordenadora da EB de Caxinas

Carla Lima

O nosso Blogue

publicado em 14 de Julho de 2021

BLOGUE DA ESCOLA DE CAXINAS

Chegados ao final de mais um ano letivo, basta percorrer este blogue para recordar o que de mais importante e significativo aconteceu.

Este blogue tem sido, de facto, um espaço democrático para troca de saberes e de experiências. Através dele temos tido a possibilidade de informar toda comunidade educativa e de atrair novos olhares. Este projeto orgulha-me muito pois, através da coordenação da professora Tânia Lazera e com o contributo da nossa comunidade educativa, tem demonstrado ser uma boa estratégia de conteúdos, com o objetivo de aumentar a autoridade digital da Escola e fazer com que novos prospetos cheguem até o site do Agrupamento. 

Com dois anos de idade e cerca de 150 publicações, sendo mais de 70 publicadas durante este ano letivo, com a participação da maioria das turmas da Escola, incluindo docentes e alunos, da coordenadora da Escola e dos encarregados de educação, temos veiculado as novidades da escola, publicado atividades realizadas pelos alunos, possibilitado a troca de experiências e construindo assim a autoridade da nossa Escola.

A Coordenadora da EB de Caxinas,
Carla Lima

AO PROFESSOR VENTURA

publicado em 13 de Julho de 2021

AO PROFESSOR VENTURA

A Escola de Caxinas reconhece que o professor Ventura, que  termina as suas funções como Diretor do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, tendo exercido funções de administração e gestão, durante vinte e seis anos, marcou de forma relevante a vida e história deste Agrupamento, tendo contribuído para a criação das estruturas que hoje o nosso Agrupamento dispõe.

Reconhecemos o seu contributo para a distinção do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, no contexto do ensino público, em Vila do Conde.

A Escola de Caxinas, deseja as maiores felicidades e sucesso ao Professor Ventura, nesta nova etapa do seu percurso profissional.

Agradecimento

publicado em 13 de Julho de 2021

Partilharmos um testemunho enviado por uma Encarregada de Educação... 


"O fim de um ano letivo e a Escola Básica de Caxinas

Há cerca de um ano atrás estávamos nós, os pais aflitos, a receber a resposta da Delegação Regional de Educação do Norte ao nosso pedido de adiamento da matrícula no 1º ano do 1º ciclo de ensino básico – indeferido. Nesse dia o nosso coração ficou tão apertado e pequenino que só se aguentou porque houve quem o agarrasse. Como é que a Maria Miguel ia sobreviver a um ano com tantas mudanças, tantas adaptações, tantas caras novas e escola diferente enquanto o Mundo enfrentava uma pandemia na qual era suposto quase não haver contacto físico, beijos, abraços e miminhos dos quais tanto gosta? Quisemos reclamar da decisão, quisemos lutar por aquilo que acreditávamos ser o melhor para ela, quisemos bater o pé e, se não fosse a voz serena e assertiva da maravilhosa professora Helena B. que conseguiu acalmar-nos e fazer-nos perceber que iriamos estar juntos na batalha 2020/2021, não sei o que teria acontecido a seguir.

E lá foi a nossa Mariocas. Em setembro de 2020 começou a frequentar o CAA da Escola Básica das Caxinas e uns meses depois estava totalmente integrada na turma; fez amiguinhos em todo o lado e reforçou o que já sabíamos - é uma menina com uma garra invejável. Superou TODAS as nossas expectativas e adora ir para a escolinha. Cresceu TANTO que até custa a crer e foi tão feliz apesar das circunstâncias que agradeço todos os dias ao Universo por aquilo que nos proporcionou.

Tivemos mesmo SORTE e a nossa boneca ficou entregue a profissionais de coração gigante, que se apaixonaram por ela como deve ser (????) e que não desistiram de connosco encontrar as melhores estratégias e soluções. Definiram-se e redefiniram-se metas, trabalhou--se em equipa e o mimo, mesmo com máscara e restrições, nunca faltou.

Fazemos aqui um agradecimento público a todos os funcionários da Escola Básica de Caxinas que tanto nos ajudaram este ano, especialmente à prof. Carla, à D. Manuela e ao Sr. Fernando que nos receberam sempre com um sorriso. Um xi coração muito apertado a quem mais diretamente lutou connosco, por todo o empenho e por não terem desistido de fazer o melhor, mesmo quando parecia difícil – às professoras Tânia Lazera, Célia Figueiredo e prof. Aura; à D. Fátima Campos, à Vânia Postiga e à Cláudia (as assistentes operacionais que tão bem cuidam). E como não poderia deixar de ser, um beijo gigante aos seus amiguinhos que a receberam de braços abertos e que tanto lhe ensinaram (estando eu certa que também aprenderam muito).

 

Agora chegaram as férias e começou outro desafio, mas isso será conversa para outro dia. Até breve.

Andreia Lages Ramos"

AEC Expressão Plástica - C2-1

publicado em 12 de Julho de 2021

Durante as aulas de AEC de Expressão Plástica foi criado um pequeno livro, onde conta como foi atípico este ano letivo. A história é contada de forma sintetizada e através dos trabalhos efetuados pelos meninos. 

Começa pela apresentação de cada um, com o seu auto-retrato ou desenho de apresentação. Depois, são mostrados alguns dos trabalhos feitos nas aulas em casa (E@D).

Como a ação se divide e se troca entre casa e escola foram criados cenários: de casa, de forma mais livre, recorrendo à plasticina ou massa de moldar; da escola, de forma mais rigorosa, através do desenho de figuras geométricas em cartão.

AEC Expressão Plástica - C1-2

publicado em 12 de Julho de 2021

Durante as aulas de AEC de Expressão Plástica foi criado um pequeno livro, onde conta como foi atípico este ano letivo. A história é contada de forma sintetizada e através dos trabalhos efetuados pelos meninos. 

Começa pela apresentação de cada um, com o seu auto-retrato ou desenho de apresentação. Depois, são mostrados alguns dos trabalhos feitos nas aulas em casa (E@D).

Como a ação se divide e se troca entre casa e escola foram criados cenários: de casa, de forma mais livre, recorrendo à plasticina ou massa de moldar; da escola, de forma mais rigorosa, através do desenho de figuras geométricas em cartão.

AEC Expressão Plástica - C1-1

publicado em 12 de Julho de 2021

Durante as aulas de AEC de Expressão Plástica foi criado um pequeno livro, onde conta como foi atípico este ano letivo. A história é contada de forma sintetizada e através dos trabalhos efetuados pelos meninos. 

Começa pela apresentação de cada um, com o seu auto-retrato ou desenho de apresentação. Depois, são mostrados alguns dos trabalhos feitos nas aulas em casa (E@D).

Como a ação se divide e se troca entre casa e escola foram criados cenários: de casa, de forma mais livre, recorrendo à plasticina ou massa de moldar; da escola, de forma mais rigorosa, através do desenho de figuras geométricas em cartão.

Finalistas

publicado em 08 de Julho de 2021

As três salas do J.I. de Caxinas realizaram a Festa de Final do Ano e de Finalistas, em articulação. Foram momentos únicos de alegria onde os grupos apresentaram os seus últimos projetos deste ano letivo.  

Santos Populares

publicado em 24 de Junho de 2021

Os alunos do 1.º ano conversaram sobre os seus costumes e tradições, tendo realizado atividades alusivas à temática dos Santos Populares. Construíram lanternas e manjericos bem alusivos à época em que vivemos.

Diversidade Cultural

publicado em 23 de Junho de 2021

No âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as áreas de Português e de Educação Artística, os alunos do 1.º ano deram continuidade ao tema "Interculturalidade" - "A Diversidade cultural no Meio Escolar". 

Construíram um acróstico e uma flor com as suas mãos. Aprenderam que, apesar de serem todos diferentes, se unirem esforços ficarão mais fortes e aprenderão mais. Juntos conseguiram criar uma verdadeira obra de arte. 

Estas foram as mensagens que gostariam de deixar à nossa comunidade.

Diversidade Cultural

publicado em 17 de Junho de 2021

No âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a área de Educação Artística, os alunos do 1.º ano trabalharam a "Interculturalidade" - "A Diversidade cultural no Meio Escolar".

Ouviram e canção do Projeto Mão Verde "A Cor da Rosa" e refletiram, em grande grupo, sobre as cores que a rosa tem e as cores de outras coisas. Estabeleceram analogias e perceberam que, o facto de haver uma variedade dos tons da pele dos seres humanos, isso não lhes retira ou diminui essa condição.

No final, elaboraram trabalhos muito interessantes onde quiseram representar povos de diferentes culturas.

Projeto "O Bando do Ambiente"

publicado em 16 de Junho de 2021

A sala 1 do J.I. de Caxinas continuou, durante o mês de maio e junho, o seu projeto “O Bando do Ambiente” e nas suas saídas à praia recolheram objetos que classificaram como os que pertencem ao mar e os que não pertencem. 

O Projeto terminou na sala de aula com a construção de duas esculturas: uma equipa fez a dos objetos que pertencem ao mar e a outra uma com os objetos que não pertencem.

Os espantalhos

publicado em 11 de Junho de 2021

Os espantalhos realizados pela turma C3-1 são muito animados e adoram cantar!

Dia da Criança C3-1

publicado em 11 de Junho de 2021

Dia da Criança - Desenhos a Giz no recreio - Turma C3-1

Dia da Criança C4-5

publicado em 09 de Junho de 2021

Tela pintada pelos alunos da turma C4-5, no Dia Mundial da Criança, alusiva ao direito à proteção.

Recuperação de Plantas Nativas

publicado em 07 de Junho de 2021

Recuperação de Plantas Nativas – o Loureiro e o Pinheiro-manso

Com o objetivo de contribuir para o conhecimento das espécies nativas de Portugal e fomentar a sua utilização nas arborizações, na natureza e nos espaços urbanizados da nossa escola, as crianças dos 3 grupos do pré-escolar participaram na plantação do Loureiro (Laurus nobilis L.) e do Pinheiro-manso (Pinus pinea L.) no jardim central do edifício P3, sob orientação do Professor Joaquim Neves, coordenador do Projeto Eco-Escolas.

A recuperação da vegetação natural portuguesa constitui um dos objetivos primordiais da política florestal desde os seus primórdios no séc. XIX, o que tem assegurado um papel dominante das espécies nativas até aos dias de hoje. As espécies nativas, contrariamente às exóticas, contribuem para a sustentabilidade dos espaços verdes e para a introdução de diversidade ecológica no espaço urbano, promovendo o equilíbrio dos ecossistemas.

A Escola Básica de Caxinas está a fazer a sua parte!

Dia do Mar - Dia do Pescador

publicado em 07 de Junho de 2021

Residentes numa terra com uma forte ligação ao mar, os alunos da turma C4-5 da EB de Caxinas, no passado dia 31 de maio, não quiseram deixar de homenagear esses bravos Homens que todos os dias arriscam as suas vidas no mar. Com a orientação do Professor Sérgio Guedes e da Professora Helena Rajão contruíram um pequeno barco, aplicaram a técnica da cestaria nos animais marinhos e elaboraram quadras que homenageiam o mar e os pescadores.

Dia da Criança

publicado em 01 de Junho de 2021

O Dia Mundial da Criança foi vivido, na escola, com alegria e muito entusiasmo. Foram dinamizadas diversas atividades na sala de aula, entre as quais uma sugestão da nossa Biblioteca: a pintura de uma tela com um dos direito da criança. Esta temática foi trabalhada e debatida com os alunos  e, após uma reflexão conjunta, cada criança deu o seu contributo, utilizando a técnica de pintura com pastel seco.

Estes foram os trabalhos realizados pelas turmas do 1.º ano.

Eco-Escolas

publicado em 28 de Maio de 2021

Programa Eco-Escolas – Bandeira Verde

 

Todos os anos, o Programa Eco-Escolas reconhece todos aqueles que trabalharam, arduamente, por uma escola e comunidade mais sustentável.

Este ano, a Escola Básica de Caxinas foi reconhecida com a Bandeira Verde uma vez que conseguiu atingir os objetivos do programa.

Assim, no dia 28 de maio, ao início da manhã, foi feito o reconhecimento do trabalho de todos aqueles que contribuíram para um dia a dia mais sustentável na sua comunidade escolar, com o hastear da Bandeira Verde.

Vamos continuar a trabalhar no desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental da nossa Escola.

Vamos procurar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na nossa escola e na nossa comunidade.

Liberdade do C3-1 é...

publicado em 24 de Maio de 2021

Liberdade do C3-1 é...

Dia Europeu do Mar

publicado em 21 de Maio de 2021

O grupo da sala 1 comemorou o dia “EUROPEU DO MAR”, numa visita à praia para recolher objetos que pertencem e objetos que não pertencem ao mar. Formaram duas equipas: "Os heróis do mar”, que recolheram objetos que não pertencem e “Os golfinhos do mar”, que recolheram objetos que pertencem ao mar.

O Espantalho Enamorado

publicado em 14 de Maio de 2021

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca da nossa Escola selecionou a história "O Espantalho Enamorado", do autor Guido Visconti e da ilustradora Giovanna Osellame, para desenvolver um conjunto de atividades, que passaram pelo envolvimento das famílias. Nesse contexto familiar, a obra foi explorada pelo grupo 2 do Pré-escolar e o trabalho foi complementado com uma tarefa alternativa:

- A construção de um casal de espantalhos, o Gustavo e a Amélia, na sala do Jardim de Infância, com colaboração das famílias, que recolheram roupas e materiais para reutilizar.

Os Espantalhos Gustavo e Amélia vestiram-se de trajes originais, que trouxeram um brilho especial ao nosso espaço exterior, onde estão expostos, no lado poente do edifício P3 da nossa Escola.

Só quem esteve presente, teve a oportunidade de compreender o entusiasmo com que as crianças viveram este momento, graças ao empenho prévio das famílias.

Sistema Solar

publicado em 11 de Maio de 2021

O Grupo da sala 1 do J.I. desenvolveu, em conjunto, o projeto “O Sistema Solar”.  Tomaram conhecimento da existência dos planetas do nosso Sistema Solar, das suas posições, nomes e algumas caraterísticas de cada um. Distinguiram planetas de estrelas e satélites naturais

Germinação do Feijão

publicado em 04 de Maio de 2021

Depois das temáticas trabalhdas na área de Estudo do Meio, a aluna Inês Monteiro, da turma C1-1, em colaboração com a sua família, fez a sua experiência, registando a germinação do Feijão.

Obrigada pela partilha e pela dedicação!

Escola no Mar

publicado em 03 de Maio de 2021

JI - Sala 1 - EB de Caxinas

Experiência

publicado em 03 de Maio de 2021

Na área do Conhecimento  do Mundo, as crianças do Jardim de Infância sala 2 realizaram uma experiência com gelo.

Experimentaram, mexeram e exploraram a reação provocada pelo sal em contacto com o gelo. 

Dia da Mãe - 1.º Ano

publicado em 30 de Abril de 2021

Os alunos do 1.º ano, turmas C1-1 e C1-2, realizaram os trabalhos para o dia da mãe com muito empenho, presenteando-as também com uma bela música que aqueceu os seus corações.

Feliz dia para todas as mães!

Dia da Mãe-C4-1

publicado em 30 de Abril de 2021

Trabalhos realizados pelos alunos da turma C4-1 para o Dia da Mãe.

Liberdade

publicado em 25 de Abril de 2021

Liberdade do C3-1 é...

A Horta Pedagógica

publicado em 26 de Abril de 2021

A Nossa Horta

Este ano letivo, a nossa turma, C1-2, faz parte do projeto "Horta Pedagógica". Depois do tempo de pousio e do confinamento, conseguimos, finalmente, começar o cultivo da nossa horta.

Plantamos: feijão, tomateiros, alface, batata doce, curgetes, morangueiros, couve coração, alho francês, hortelã e até um bem-me-quer. Foi uma animação!

Com esta atividades, aprofundamos os conhecimentos do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas e o nome de alguns utensílios agrícolas.

Pretendemos, também, consciencializar  todos para a importância de comer alimentos saudáveis, cultivados e colhidos por nós próprios.

25 de abril

publicado em 23 de Abril de 2021

O dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional, onde se recorda a importância da liberdade no país.

Como era antes do 25 de abril de 1974? 

A partir desta questão, foi feita uma primeira abordagem do que foi o 25 de abril e da sua real importância. Depois de esclarecidas todas as questões de admiração, de como eram esses tempos, os alunos ouviram a história "O Tesouro" e, por fim, houve tempo para um trabalho de expressão plástica. Os alunos das duas turmas do 1.º ano deixaram as suas marcas pintando um mural, que pretende lembrar a nossa liberdade conquistada em 1974.

Dia da Terra

publicado em 22 de Abril de 2021

DIA DA TERRA

Trabalhos de Pesquisa

publicado em 15 de Março de 2021

Durante o período de E@D, o desafio foi lançado e os alunos da turma C2-3 responderam de forma positiva e entusiástica: realizar trabalhos de pesquisa em grupo ou individualmente e fazer a sua apresentação em suporte digital ou em papel.  Os alunos e as suas famílias empenharam-se, aprenderam muito e partilharam o resultado final entre todos. Desafio superado!

A Nossa Árvore

publicado em 20 de Abril de 2021

A sala 1 está a viver o projeto “A árvore da nossa escola”:

Depois de selecionar a árvore, já construiu uma casa para pássaros e pendurou-a. Também já iniciaram as histórias à sombra da árvore. A primeira foi “O capuchinho vermelho” com a ajuda do avental.

Foi um momento mágico para o grupo.

Sementeiras

publicado em 19 de Abril de 2021

Os alunos da sala 1 do JI fizeram as suas sementeiras de amores-perfeitos, com muito entusiasmo.

DIA MUNDIAL DA VOZ

publicado em 16 de Abril de 2021

No dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz, desde 2003.

A nossa escola aceitou o desafio proposto pelo Departamento de Educação Especial e explorou a temática, debatendo sobre a questão "O que é para ti a voz?".



Inclusão

publicado em 09 de Abril de 2021

A Inclusão na Escola Básica de Caxinas 

 

A Escola Básica de Caxinas, enquanto escola para todos e para cada um, garante a inclusão respondendo à diversidade das necessidades, potencialidades, interesses e preferências das crianças e alunos, promovendo a equidade através das possíveis oportunidades, com o planeamento educativo centrado no aluno.

Para além da integração, fazemos mais pela inclusão destas crianças e alunos, trazendo-os crescentemente para os nossos espaços físicos e curriculares em que todos se inscrevem.

A inclusão é uma missão de todos e para todos e, tanto na sociedade como na educação, é preciso ter uma resposta que só pode ser inclusiva.

Atividades de Animação e Apoio à Família no Jardim de Infância

publicado em 08 de Abril de 2021

Atividades de Animação e Apoio à Família no Jardim de Infância

Considerando todas as contingências associadas à pandemia pela Covid – 19, este ano letivo estão a ser dinamizadas, na componente de Apoio à Família, duas atividades que implicam o mínimo de contato físico entre crianças e adulto e em superfícies, sendo elas Ioga/Yoga e Programa de Gestão Emocional, que têm vindo a fomentar e reforçar competências emocionais e de relacionamento interpessoal, tão importantes para as nossas crianças.

Estas duas atividades (gratuitas para as famílias) fazem parte de um Projeto da Junta de Freguesia de Vila do Conde, têm vindo a potenciar a criação de experiências positivas e contribuído para ambientes mais saudáveis, desafiadores e estimuladores para a aprendizagem e desenvolvimento holístico das crianças.

O Programa de Gestão Emocional tem vindo a promover, junto das crianças, uma vivência mais adaptativa, mais harmoniosa e mais feliz, através de atividades diversificadas.

Através das atividades da “Yoga”, as crianças têm vindo a exercitar o corpo de uma forma harmoniosa e integral, reproduzindo posturas e executando movimentos do meio ambiente e do quotidiano, combinando a atenção na respiração e técnicas de relaxamento.

No dia 8 de abril fomos assistir a uma atividade de Yoga, orientada pela professora Liliana Amaral. 

Parabéns a todas as crianças do grupo JC2 e à professora Liliana.

 

Horta Suspensa

publicado em 06 de Abril de 2021

No âmbito das temáticas trabalhadas em E. Meio, em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio/tema "Redução do Consumo – embalagens e papel", os alunos têm participado com entusiasmo, procurando aprofundar os seus saberes.
Pretende-se que os mesmos revelem uma consciência ambiental e demonstrem vontade de dar o seu contributo para um desenvolvimento sustentável, procurando ser ativos e adotando comportamentos promotores de preservação do ambiente, recorrendo a materiais reutilizáveis.

A aluna Inês Monteiro, da turma C1-1, partilhou o registo da evolução da germinação da sua horta suspensa, que tem sido muito bem cuidada. 

Parabéns pelo empenho e sentido de responsabilidade!

Escola no Mar

publicado em 05 de Abril de 2021

ESCOLA NO MAR, DE REGRESSO EM MODO PRESENCIAL

 

Com o reinício das aulas presenciais, a 15 de Março, foram retomadas também as aulas presenciais da Escola no Mar – nas instalações náuticas do Clube Naval Povoense.
A Academia Gulbenkian do Conhecimento – Escola no Mar – é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Desporto Escolar, através do seu Centro de Formação Desportiva Náutica a Escola Frei João que pretende utilizar as atividades e cultura náuticas como instrumento diferenciador de desenvolvimento de competências nas crianças e jovens em idade escolar dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, tornando-os capazes de enfrentar um mundo em mudança.

Pretendem utilizar a prática da vela como metáfora para o desenvolvimento de competências emocionais e sociais (CES) em crianças oriundas de um contexto socioeconómico específico, integrado na zona piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
No dia da Escola no Mar, os alunos trocam a sua sala de aula habitual por outra situada a cerca de 20 metros do mar, em plena Marina da Póvoa de Varzim, que funciona como ponto de partida desta aventura do conhecimento.

Páscoa

publicado em 26 de Março de 2021

Os alunos da EB de Caxinas desejam a toda a comunidade educativa uma doce e feliz Páscoa!